"" Estudo Da Bíblia: Ensino Da Antropologia Biblíca

Ensino Da Antropologia Biblíca

Porque é importante um Cristão estudar antropologia.



ANTROPOLOGIA: CIÊNCIA DA HUMANIDADE





O Estudo da humanidade como um todo


            
Em primeiro lugar, a Antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo. A ciência política estuda os governos do homem; os estudos econômicos, sua produção e distribuição de bens; a Neurofisiologia, seu sistema nervoso; a Arquitetura, sua habitação e construção; a Musicologia, sua música; e a Sociologia, a sua sociedade. Mas nenhuma destas, nem quaisquer outras disciplinas especializadas que se poderiam nomear, como a Geografia ou a História, professa pesquisar sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de uma maneira unifica. 


O ser humano é um animal que cria cultura e está preso a uma cultura. A Antropologia toca em virtualmente todos os campos possíveis do conhecimento, aproveita-se deles e neles se inspira. As habilidades do antropólogo devem ser altamente diversificadas, mas a unidade da disciplina é mantida pela concentração no caráter global do homem e da cultura.



O conceito de cultura


A segunda característica distintiva da Antropologia  o seu desenvolvimento do conceito de cultura e a importância deste conceito no pensamento antropológico. Cultura é o sistema integrado de padrões de comportamentos aprendidos, os quais são característicos dos membros de uma sociedade e não o resulta de herança biológica. A cultura não é geneticamente predeterminada; é não-instintiva. 


É o resultado da invenção social e é transmitida e aprendida somente através da comunicação e da aprendizagem. Na realidade,  a cultura em sentido largo, é todo o conjunto de obras humanas. É a cultura que distingue o homem dos outros animais. Por mais perfeito que seja um ninho de passarinho, pouco representa como realização comparado com qualquer objeto feito pelo homem. A  diferença está, ao nosso ver, na inconsciência que domina a atividade animal e na consciência que está presente ao ato humano.


Cada sociedade isolada tem sua cultura distintiva. O efeito lógico deste fato é que os comportamentos característicos dos membros de uma sociedade são, sob muitos aspectos, expressivamente diferentes dos comportamentos característicos dos membros de todas as outras sociedades. 


A Antropologia demonstrou que o comportamento distintivo de populações humanas diferentes é indiscutivelmente o produto da experiência cultural e não conseqüência de herança genética.



O emprego do método comparativo



Uma terceira característica da Antropologia é seu empenho profundo e constante no uso do método comparativo. Os antropólogos se recusam a aceitar qualquer generalização sobre a natureza humana proveniente apenas de sua experiência com as sociedades a que pertencem, ou mesmo com duas ou três outras sociedades, especialmente se estas fazem parte da mesma tradição cultural na qual eles foram educados.


Se alguém deve falar sobre os seres humanos, precisa saber quais são realmente os limites da biologia humana, do comportamento humano e das formas sociais humanas. Para adquirir este conhecimento, o antropólogo físico estuda e compara a mais ampla escala possível de populações humanas, antigas e modernas, para determinar as qualidades biológicas comuns e únicas da humanidade. 


O antropólogo cultural estuda e compara o maior número possível de sociedades humanas, primitivas e civilizadas, em todas as partes do mundo, as características sociais e culturais comuns e únicas do comportamento da humanidade. O antropólogo geral procura relacionar as manifestações físicas e culturais em toda a sua variedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Grande Comissão dada por Jesus Cristo

Após a ressurreição de Jesus Cristo Ele teve uma grande prioridade em ensinar os seus discípulos: "Ide por todo mundo, e pregai ...